segunda-feira, 13 de agosto de 2018



                   OS DONOS DA RAZÃO


Os chineses vem dizendo desde os alvores da civilização que tudo na vida gravita em torno da dualidade das coisas, o que no taoismo é chamado de yin e yian. Grosso modo, o bem e o mal, o certo e o errado, o preto e o branco, e por aí afora. Já eu, do alto de minha sabedoria de araque, penso que vivemos sob a égide de dois tipos de posicionamentos cruciais que norteiam as relações nesses tempos liquefeitos : a dos que acham e dos que tem certeza.
Difícil dizer com qual é mais difícil lidar, sendo ambos calcados na arrogância de um conhecimento ralo e empírico de mecanismos comportamentais de resto já fartamente esmiuçados e detalhados ao longo do tempo por autoridades no assunto. 
Eu acho que...
Eu tenho certeza que...
Expressões que tenho ouvido não só com enfase e convicção, como sofrido seus efeitos, na guinada que minha vida sofreu nos últimos meses. Basicamente, por não ter sabido - e tampouco me disposto - a entender e me enquadrar nesse mundinho limitado dos que acham ou tem certeza de tudo, mas no fundo, não sabem porra nenhuma.
Os tais donos da razão que no fundo enganam a si próprios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

                                       não acredite                         quando digo                        que te amo Não acredite quand...