quarta-feira, 15 de janeiro de 2020



                     a voz da consciência





- Olá, tudo bem ?

- Tudo, obrigado. Mas desculpe perguntar, nós nos conhecemos ?
- E como ! Não está me reconhecendo ?
- ?!
- Eu sou a sua consciência.
- ...
- Está me estranhando ? Claro, entendo, faz tempo realmente que não nos vemos. Você anda meio sumido...
- Sumido ? Como assim ? E que conversa é essa de consciência ? Tá me zoando ?
- Ora, qual a estranheza ? Todo mundo em tese é dotado de consciência, que vem a ser a essência de cada um. Todos temos essa dualidade, uma dupla face. Uma no plano material, outra no pensamento, que é aquela voz interior que norteia o comportamento.
- Estranho eu estar falando comigo mesmo. Estou olhando no espelho e só vejo a mim próprio.
- É assim mesmo. Eu sou incorpóreo. Só existo nos pensamentos. Estou sempre buzinando em seu ouvido, mesmo que na maior parte do tempo não me ouça. Mas é essa minha função.
- Entendi. Então estou aqui falando e ouvindo conselhos de mim mesmo ?
- Hahaha...De certa forma, sim. Mas isso não quer dizer que esteja maluco. Ao contrário, denota sanidade mental. Se bem que preciso estar sempre alerta, para que não faça bobagens.
- Então é esse o motivo dessa prosa ? Impedir quer eu faça alguma bobagem,ou melhor, mais uma ? Não me leve à mal, mas tenho mais o que fazer.
- Claro, é o que todos alegam para não ouvir a voz das consciência. Sempre há um monte de coisas à fazer, dane-se as consequências.



- Calma, está ficando nervosinho ?
- De maneira nenhuma. Faço o que posso, se não sou ouvido, paciência. Cumpro com minha obrigação, se não quer ouvir é problema seu.
- Mas por que esse sermão todo ? Acaso tenha agido mal ? Prejudicado alguém ?
- Veja bem, como sua consciência, sou obrigado a ser fiel aos fatos, e se for o caso, dar o alerta, por o dedo na ferida. Do contrário, eu nem existiria. Eu sou fruto dos valores e princípios que herdou por genética e ao longo de seu desenvolvimento. Isto em condições normais, pois é cada vez maior o número de pessoas desprovidas dessa espécie de reserva moral que as torna humanas.
- Quer dizer que se você está falando comigo, é porque eu ainda tenho salvação (com um sorrisinho irônico) ?
- Quero crer que sim, mas não se vanglorie. Minha tarefa não tem sido nada fácil. Cada vez que não me dás ouvido, fazes o que não deves, mentes, enganas, trais, vou diminuindo de tamanho e importância dentro do teu mundo. E como você sabe, a supressão da consciência é o traço característicos dos sociopatas e psicopatas.

  
  












  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

                                       não acredite                         quando digo                        que te amo Não acredite quand...