domingo, 25 de outubro de 2020


                            minhas outras vidas






Eu vi a chegada dos deuses-astronautas,

que legaram inteligência e barbárie

à humanidade.

Eu fui um dos filhos de Adão e Eva, 

tive filhos com minha própria irmã para assim 

povoar o mundo. 

Eu vi Caim matar Abel por inveja, inaugurando

em grande estilo a sanha perversa da humanidade. 

Fui um homem das cavernas morto

por um tigre de sabre.

Eu vi a água subir até cobrir o topo 

das montanhas, da proa da arca de Noé.

Eu fui um animal que não existe mais. 

Fui animal,

verme, pó, até perdi a conta de quantas vezes, 

só não fui Buda.

Eu vivi na civilização mais evoluída que já existiu

na face da terra, que no entanto,

afundou no meio do Atlântico pelos motivos de sempre.

Cuja cultura os gregos resgataram.

Eu fui um dos milhares de escravos

que construíram as sete maravilhas do mundo,

e muito mais.

Que remavam sob chibatadas 

nas grandes esquadras, e morriam feito moscas

nas grandes batalhas. 

Que edificavam, plantavam, trabalhavam, 

como trabalham até hoje,

sob o tacão dos poderosos.

Fui guerreiro de vários exércitos, morto,

esquartejado, queimado, empalado, torturado,

fui herói e covarde, apodreci em campos de batalha,

como também morri gloriosamente,

como um dos bravos espartanos que tombaram

em Termópilas,

na mais épica e desigual batalha de todos os tempos.

Em que os 300 comandados por Leônidas

contiveram

por longos e sangrentos três dias,

o exército persa de mais de 300 mil homens 

reunidos por Xerxes.

Mais sorte teve Fernão Cortez, que viu 

do alto de seu cavalo - este que vos fala -

um milhão de aztecas se curvarem placidamente,

acreditando estar diante de um deus materializado.

Eles que nunca haviam visto um cavalo.


Meninos, eu vi e participei de tudo o que possam

imaginar, ao longo de minhas vidas. 

A ascensão e queda dos maiores impérios. 

Povos inteiros sendo dizimados, 

genocídios, holocaustos, em nome das causas mais abomináveis.  

Vi a flamante Cartago banhada em sangue,

Treblinka, Hiroshima...

Vi o melhor e pior da raça humana.

Fui um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo -

o que não pediu perdão.

Fui mártir, covarde, experimentei todas as mortes, 

liderei e desertei, traí e fui traído, 

amei,

fui amado, odiado, uma infinidade de vezes.

Vivi centenas de vidas mas, querem saber ?

Nunca vi Deus.





 



  





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

                                       não acredite                         quando digo                        que te amo Não acredite quand...