domingo, 16 de novembro de 2025

 



Terminar um relacionamento com um narcisista não é apenas uma separação - é uma guerra psicológica que você não sabia que estava lutando até que ela acabou. As pessoas que não viveram isto muitas vezes perguntam: "Por que não consegues simplesmente seguir em frente?" como se fosse assim tão simples. Eles não entendem que você não está apenas sentindo a falta de uma pessoa - você está sentindo a falta de uma ilusão. Você apaixonou-se por uma versão de alguém que nunca existiu verdadeiramente, mas o teu corpo e mente ainda se lembram do bombardeamento de amor, do calor, dos momentos que pareciam reais. Você fica a tentar chorar uma fantasia enquanto também assimila a verdade de que todo "eu te amo" veio com motivos escondidos.

A parte mais difícil não é apenas perdê-los - é perder-se a si mesmo. Em algum lugar no caminho, eles "treinam" você para priorizar as emoções deles em vez das tuas, para silenciar as tuas necessidades, para questionar a tua sanidade. Você se tornou quem eles queriam que você fosse - agradável, pedindo desculpas, pequeno. Depois o descartam como se nunca tivesses importado. Você está em frente ao espelho agora, procurando pela pessoa que você era antes da manipulação deles religar todo o seu sistema nervoso. Como você explica isso? Como colocar em palavras o coração partido de perceber que a própria pessoa que te partiu também te ensinou a depender dela para obter conforto?

E mesmo depois de tudo - das mentiras, dos gaslights (manipulações), do caos emocional - parte de ti ainda espera pela versão deles que um dia te fez sentir visto. Essa é a cruel ironia do abuso narcisista. Você deseja o fim com alguém que construiu o seu poder na sua confusão. Você quer paz, mas eles só conhecem o controle. A cura, portanto, não vem de entendê-los - vem de perdoar a si mesmo por não ter visto isso mais cedo. Porque libertar-se de um narcisista não é sobre libertar-se de um amante; é sobre recuperar a sua mente, a sua paz e a sua versão que acreditava no amor tranquilo e descomplicado. 


* Cândido/ Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

                      o que é bom, é bom A vida leva tudo de roldão Nada se detém, nada se retém O que vale é viver o momento Não importa o...